A importância da Saúde Intestinal

Nos últimos anos o intestino vem sendo muito estudado pela associação entre a saúde intestinal e diversas doenças. Além de influenciar na função básica de digestão e absorção de nutrientes...

Nos últimos anos o intestino vem sendo muito estudado pela associação entre a saúde intestinal e diversas doenças. Além de influenciar na função básica de digestão e absorção de nutrientes causando deficiências nutricionais, uma saúde intestinal prejudicada pode causar muitas outras alterações hormonais, metabólicas e até imunológicas (alergias). A população de bactérias benéficas que povoam a microbiota intestinal são responsáveis por várias funções, dentre outras:
???? Proteção, por impedir a colonização e a proliferação de bactérias patogênicas.
???? Auxiliar as células de defesa de forma rápida, eficaz e equilibrada frente a substâncias nocivas ao organismo.
???? Dentre os benefícios nutricionais estão a produção de vitaminas (complexo B e vitamina K) também relacionadas à redução dos níveis de colesterol plasmático e porque agem sobre as fibras formando os ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), principal fonte energética para manutenção de um intestino saudável e bem colonizado.
Uma microbiota intestinal lesada pode causar sintomas como: gases, alternância de diarreia e constipação, empachamento, distensão abdominal, doenças inflamatórias intestinais e até câncer. Também podem causar sintomas extra intestinais como alergias respiratórias, queda de cabelo, indisposição, candidiase de repetição, doenças de pele, e em casos mais graves podem até levar a problemas neurológicos (pela deficiência de vitaminas do complexo B).
*Texto redigido pelas nutris @dianemesquitanutricionista e @ticihanaolinutri para o @alimentarcomciencia

© Copyright 2020 Diane Mesquita Nutricionista | Desenvolvido por Loooping

%d blogueiros gostam disto: